Nula Salva extra eclesia? Boa questão para se pensar

Nula Salva extra eclesia? Boa questão para se pensar


Um amigo meu me mandou uma frase hoje dizendo:
Nula salva extra eclesia que quer dizer: não há salvação fora da igreja.
E pensei sobre a frase pois para mim falar da igreja é falar da identidade de Jesus bem como o falar de Jesus é falar sobre a igreja.

Para os que lêem o blog e não tem conhecimento dessas coisas, a palavra igreja vem do grego eclesia que quer dizer chamados para fora. Ela surge pela primeira vez na bíblia em Mateus 16 quando Jesus faz a seguinte pergunta aos seus discípulos:
Que dizes os homens a respeito de mim?

Dessa forma, a palavra igreja surge como uma resposta sobre a identidade de Jesus, por isso que não tem como falar de um sem falar do outro.
Sendo assim, voltando a frase considero que há duas igrejas: a igreja instituição e a igreja que é o corpo de Cristo.

A igreja instituição é aquela fundada há muito tempo e existe até hoje que tem suas denominações, suas ordens, seus templos, suas placas. Geralmente chefiadas por alguma pessoa e que tenta sempre ser a portadora da verdade.

A outra igreja, que é a de Cristo também foi estabelecida há muito tempo, antes mesmo da igreja instituição e ela também existe até hoje. Nela não há placas, não há jogos políticos, não há partidarismo. Há simplesmente pessoas que entenderam a proposta do reino e querem viver dentro dela.

Daí surge uma pergunta: qual é a proposta? Entendo a proposta como sendo pura e simplesmente: Andar como Cristo andou. Nada mais, nada menos do que isso.

Assim, a igreja para mim é a reunião desses que tem tentado andar como Cristo andou e reconhece que isso implica em comunhão com o próximo.

Dessa igreja sim, acredito que não há salvação fora dela, uma vez que postulamos que somente em Cristo somos salvos. Mas da igreja instituição, acredito que existe sim pois a instituição não foi instaurada por Cristo bem como é importante perceber que nem todos que estão nos templos são igreja e nem todos que são igreja estão nos templos.

Assim que entendo a igreja. Não quero fazer uma apologia contra as instituições nesse texto, mas acredito que devemos rever esse caráter místico que a instituição adquiriu em detrimento da verdade pregada por Cristo.

Geralmente ouço as pessoas falando que vão à igreja para orar, adorar a Deus, louvá-lo e coisas do tipo.
Sempre digo a elas que não devemos ir à igreja por causa disso, mas sim porque lá estão os meus irmãos. Ou seja, pessoas que assim como eu, estão tentando andar como Cristo. Então vou lá para compartilhar e comungar com eles, edificá-los e ser edificados através da vida e do convívio com eles.

Acredito que quando Jesus pensou na igreja tinha isso em mente. Dessa forma, o templo existe para facilitar a zona de convergência dos encontros e não como lugar místico onde a presença de Deus está permanentemente.

Deus está onde estão as pessoas, pois Deus não se interessa por construções e templos, antes se interessa por pessoas.
Dessa forma, ser igreja é também se preocupar com pessoas, pois Jesus se importava com pessoas.

A igreja de Cristo não está nos templos, não está nas placas. O reino de Deus também não.
O reino de Deus não vem de forma visível, antes está entre vós – Lucas 17:20-21

Essas são algumas coisas que penso sobre isso. Se quiserem, reflitam.

Imagem: http://www.bc.edu/research/cjl/meta-elements/texts/cjrelations/resources/reviews/One_Blessing.htm

Fabrício Veliq
13.09.09 20:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *