Quem percebeu o Natal?

Quem percebeu o Natal?

É Natal. E pensar o Natal é pensar o nascimento de Jesus, Emanuel, Deus conosco. 

Ao pensar na figura do Deus conosco, sempre vem em minha mente que muitas vezes procuramos Deus em lugares em que Deus não está bem como que Deus se revela nos lugares em que geralmente ninguém procuraria por Ele.

O nascimento de Jesus exemplifica muito bem isso. Na época existiam os doutores da lei, os escribas, os fariseus, os saduceus, todos conhecedores da Torá, dos profetas e das profecias. Todos eles tinham a consciência da vinda do salvador, todos sabiam que o Deus Emanuel viria para resgatar o povo da escravidão. 
Mas naquela noite, a mensagem dos céus veio aos pastores que estavam nas colinas cuidando das suas ovelhas. 
A percepção de que alguma coisa diferente acontecia e que as estrelas indicavam isso, não veio aos conhecedores da época, antes a alguns que observavam e estudavam as estrelas. Esses perceberam que a estrela do menino havia aparecido e como consequência, por saberem interpretar os sinais dos céus, souberam que o salvador nasceu e levaram seus presentes.
Isso nos faz refletir. Deus se manifestou não aos doutores, não aos conhecedores das leis e deveres, antes àqueles que estavam atentos ora cuidando de suas ovelhas, ora observando as estrelas. Como diz Caio Fábio, é o evangelho dos marginalizados. 
O Pai decidiu revelar-se aos que estavam distantes dos centros do conhecimento teológico. A simples pastores, e a simples astrólogos manifestando sua grandeza ao redor da humildade da manjedoura e se revelando no esconderijo do estábulo. 
Não foram muitos os que prestigiaram esse momento. Nascimento em silêncio, simplesmente cercado por José e Maria e talvez alguns animais que estivessem no estábulo.
E assim, o Deus conosco, não fez show para mostar seu nascimento, não noticiou nas rádios de Israel que naquela noite viria, mas simplesmente veio e os que estavam atentos foram procurá-lo no lugar em que estava, enquanto os entendidos e conhecedores simplesmente esperavam o nascimento do rei pomposo, procurando Deus em lugar onde não estava.
O nascimento de Jesus é a revelação de que Deus se manifesta na simplicidade uma vez que ele é simples. 
É a exemplificação do Pai que te vê em secreto e que responde no secreto. E para encontrar coisas secretas é preciso ser sensível ao movimento das estrelas, estar atento às ovelhas que estão nas colinas. A esses que chegam as boas novas: 
“O Deus conosco nasceu.”
E o Natal é isso, o secreto de Deus se manifestando nos corações atentos uma vez que o nascimento de Jesus em nossos corações é seu Reino vindo até nós trazendo tudo o que possui, ou seja, paz, serenidade, alegria e amor.
E quando isso acontece em nós, então é chegado o Natal em nossas vidas.
Que seja Natal para você hoje e todos os dias. 
Fabrício Veliq
20.12.09 15:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *