sobre quebra-cabeças

sobre quebra-cabeças


Na maioria das vezes que sento para escrever nesse blog não tenho um assunto certo sobre o que falar.
Ultimamente tenho pensado em muitas coisas. Algumas boas, outras sofridas, umas confortantes, outras nem tanto assim, mas sobre muitas coisas tenho pensado. Desde a questão ecumênica até às questões de relacionamentos.
Não sei se conseguiria pensar em uma coisa somente. Acho que seria muito chato se preocupar com uma coisa de cada vez.
A vida seria um simples lego, onde cada problema e questão resolvidas, seria mais uma peça que se colocaria em cima da anterior para formar o desenho da caixinha.
Se a vida fosse assim, acho que as pessoas envelheceriam mais rápidas, perderiam ainda mais o sentido de viver.
Graças a Deus a vida não é assim como lego.
Acho que na verdade a vida é um quebra-cabeça. Não igual aqueles quebra-cabeças que compramos e que a imagem a ser montada já vem na caixa e basta juntarmos as peças e elas se encaixaram umas nas outras formando aquela imagem final.
Não, quebra-cabeças assim, só tem graça de montar uma vez. Como legos. Uma vez montados, podemos montar de diversas formas, mas sempre saberemos qual será o resultado. Não tem peças faltando, nem sobrando. Todas serão usadas
O quebra-cabeça que acho que a vida é, é um quebra-cabeça diferente. Para começar, as peças são infinitas.
Nessas infinitas peças tem todos as combinações possíveis de cores, todas as formas que existem na Terra. Desde árvores a castelos, animais, flores, nuvens, ou seja, tudo o que você pode imaginar. Há as peças dos sentimentos: amor, ódio, compaixão e tantas outras que você também pode imaginar.
E cada um que monta tem a oportunidade de montar esse quebra-cabeça da forma que quiser.
Se eu quiser pegar uma peça de nuvem e juntar com uma de porta, eu posso fazer. Se quiser pegar a nuvem e o amor eu posso, se quiser juntar o ódio com a desesperança também posso e assim por diante.
Algo interessante nesse quebra-cabeça é que você pode pegar quantas peças quiser para montar sua paisagem.
Se você quiser pegar duas peças somente e falar que aquela é sua imagem, tudo bem. Se quiser pegar o infinito menos um para fazer, pode também. Ambas as montagens farão uma imagem. É só escolher. Mas todas as peças que são juntadas umas às outras não se separam mais. Ficaram presas para sempre entre si.
Por isso que é sempre bom escolher as peças antes. O problema é que as vezes umas peças, sem que nós queiramos, caem em cima do nosso quebra-cabeça. E como as peças juntadas não desgrudam mais, temos que às vezes remontar a partir disso.
Haverá aqueles que pegaram as peças bonitas, haverá os que pegaram somente as peças feias e isso é comum.
Os que mais admiro são aqueles em cujo quebra-cabeça ora caíram, ora colocaram as peças feias e esses as rearranjam de tal forma que acabam fazendo um belo quadro. E essa é sua imagem que ficará para os que quiserem ver.
Assim como um quebra-cabeça que podemos começar hoje e terminar amanhã, esse também é assim.
Como esse quebra-cabeça é infinito e todas as peças podem se encaixar, se começou um desenho feio, pode mudá-lo com novas peças. Daí o que é feio pode ficar bonito.
Como todo quebra-cabeça, fica mais divertido quando montamos juntos com aqueles que amamos e que queremos sempre pertos.
Nesse quebra-cabeça todos podem dar idéias, opiniões, críticas, mas as peças, somente o dono do quebra-cabeça pode encaixar com exeções daquelas que por acaso caem em cima do que estamos montando. Sobre essas não temos controles. Elas simplesmente caem sobre nosso quebra-cabeça. De onde vem? De diversos lugares. Muitas vezes alguns jogam essas peças em nós, outros descartam e nós pegamos sem perceber. Ou seja, há inúmeras maneiras delas virem. O bom é que são poucas as peças que surgem assim. A maioria somos nós que pegamos mesmo.
Cada idéia, opinião, crítica também é uma peça. Por ser um quebra-cabeça infinito, pode-se tirar ou colocar peças. E isso é bom, pois se uma idéia não foi boa, é só jogar fora e pegar outra e assim por diante.
Há os que pegam todas as idéias e vai juntando sem observar os desenhos gerando quadros com muitas imagens mas pouco dele mesmo, há os que não pegam nenhuma das peças de idéias, críticas e sugestões e formam quebra-cabeças que só mostram suas limitações de escolhas de peças.
Mas sempre um quebra-cabeça é montado. E sempre do modo como queremos e escolhemos
Para mim a vida é esse quebra-cabeça.
Felizes os que acham as boas pessoas para montarem seus quebra-cabeças.

Se você é uma dessas boas pessoas, venha ajudar a montar o meu tornando-o mais bonito o e deixe-me ajudá-lo a montar o seu.

E assim, serão mais quebra-cabeças bonitos nessa imensa galeria chamada mundo.

Fabrício Veliq
09.07.09 17:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *